A prefeitura de Caxias do Sul aguarda o decreto do governo estadual, prometido para este sábado (20), para analisar se irá ou não recorrer da pré-classificação da região em bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado. Em entrevista ao Gaúcha Hoje na Gaúcha Serra, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) disse que acredita ter "espaço para recorrer", mas que é preciso ter cautela.
Adiló aguarda também a publicação das regras do governo do Estado para publicar o decreto municipal, mas já adiantou que medidas mais restritivas serão tomadas a partir deste final de semana. Nos parques por exemplo, serão permitidas apenas caminhadas e prática de exercícios físicos, como decretos anteriores estipulavam. Permanecer nos espaços será proibido. No início do mês, a prefeitura havia liberado a permanência.
A administração também estuda multa diária para estabelecimentos que descumprirem as normas que buscam o controle da pandemia.
— O que vem se mostrando nesta última semana é uma camada mais jovem contaminada. A recomendação é todo o cuidado. Devemos adotar medidas mais rígidas na frequência nos supermercados de uma pessoa por família. A gente pede a colaboração da população — acrescentou.
Ainda conforme Adiló, a prefeitura irá intensificar a fiscalização a partir das 22h deste sábado. Denúncias de festas clandestinas e aglomerações podem ser feitas pelo telefone 156, do Alô, Caxias (durante a semana) e pelo WhatsApp 98418-7594 (à noite e aos finais de semana).
Ouça a entrevista: