Um novo decreto publicado pela prefeitura de Caxias do Sul nesta sexta-feira (5) permite a permanência da população em praças e parques da cidade. Até então, a circulação era permitida somente para a prática de exercícios físicos com uso de máscara, embora muitas pessoas descumprissem a regra.
Com as novas medidas, as áreas de lazer receberão demarcações, como ocorre em parques de outras cidades e clubes de Caxias do Sul. Dessa forma, os frequentadores deverão ficar em pequenos grupos dentro da área sinalizada. O decreto também libera a abertura do Parque Cinquentenário, do Jardim Botânico e do Ecoparque. Como as áreas são cercadas, o município manteve os portões fechados mesmo com a bandeira laranja das últimas semanas.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Caxias, João Osório Martins, a decisão de reabrir os parques foi tomada em reunião com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) nesta quinta-feira (4). O funcionamento, contudo, ficou condicionado ao Modelo de Distanciamento Controlado, que terá o mapa preliminar divulgado nesta sexta-feira (5).
— Já temos a vacina chegando e os cuidados já são mais seguidos. Também temos que viver. As pessoas podem não morrer de covid-19, mas podem morrer de depressão. Mas ficou decidido que vamos aguardar a bandeira, até porque se for bandeira vermelha andaríamos na direção contrária — explica Martins.
O novo decreto também amplia o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Agora, o limite de fechamento passa das 23h para a 1h. A publicação das regras ocorreu nesta sexta porque a administração municipal acredita que a Serra deve permanecer na bandeira laranja na próxima semana. Caso o mapa do distanciamento controlado aponte bandeira vermelha, as medidas podem ser adiadas.
O que muda com a alteração do decreto:
- Os estabelecimentos poderão manter seu expediente até 1h da madrugada, respeitando o limite de distanciamento e a quantidade de pessoas (casas noturnas permanecem com limite de quatro horas para a duração dos eventos).
- Lojas de conveniências poderão disponibilizar mesas na área interna para uso dos clientes, respeitando as regras de distanciamento e horário limite de atendimento.
- O público poderá voltar a frequentar praças e parques não só para caminhadas, mas para permanecer no local.
- O parque Cinquentenário e o Jardim Botânico serão reabertos.
- Passa a ser liberado o uso das academias da terceira idade e de parquinhos infantis, com a recomendação de que os aparelhos sejam higienizados antes do uso.
- Academias esportivas poderão voltar a atender 24h.