O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, está com ocupação total de leitos de UTI nesta quarta-feira (24). São 32 pacientes internados na terapia intensiva. A confirmação foi feita pela infectologista Andrea Dal Bó, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
No painel do governo do Estado de acompanhamento dos casos de covid-19, o hospital aparece com 111% de lotação. No entanto, a quantidade de leitos disponibilizadas pela unidade ainda está defasada. O Virvi conta agora com 32 leitos, seis abertos recentemente, e não mais 26, como consta no painel estadual.
Quando um paciente precisa de internação e vai direto ao hospital, a central reguladora de leitos é acionada para que ele seja levado a outra unidade. De acordo com Andrea, o paciente fica em uma sala com disponibilidade de oxigênio aguardando o transporte.
— As UTIs tão lotadas. O que está abrindo de leito é por óbito. E a gente ainda não tem reflexo do Carnaval. O Carnaval vai ser na próxima semana — diz a médica, ao explicar que o hospital também bateu recorde de pacientes com coronavírus internados, chegando a 41 nesta manhã.
O hospital projeta a abertura de quatro novas vagas. Para isso, aguarda a confirmação do Estado de disponibilidade de equipamentos. Andrea Dal Bó explica que, caso continue a aumentar o número de pacientes com necessidade de UTI, os ventiladores mecânicos do bloco cirúrgico serão levados para uma sala de observação que passará a servir como uma UTI.
A Serra vive, segundo os especialistas, o momento mais crítico da pandemia até agora. De acordo com a infectologista, isso pode ser reflexo do relaxamento de medidas de distanciamento, de aglomerações por causa de festas e férias ou ainda há a possibilidade da nova variante de Manaus estar circulando na região. O primeiro caso do Estado foi confirmado em Gramado neste mês.