A reforma do antigo prédio do INSS, que irá abrigar um lar para idosos, está prevista para começar no mês que vem. Está pendente a aprovação do Projeto de Reforma Licença para Construção, concedido pela prefeitura de Caxias. A previsão é que, depois de iniciadas as obras, os primeiros idosos sejam abrigados em dois anos.
O prédio no bairro Cinquentenário vai passar por uma ampla reforma para se tornar o Recanto da Compaixão Frei Salvador. A arquiteta Vivian Biazus, voluntária no projeto, explica que a alvenaria existente será mantida ao máximo, mas haverá remoção de áreas pontuais para abrir portas, janelas e passagens. Serão criados espaços de estar e lazer para os idosos e feitas adaptações para acessibilidade, como rampas e elevadores. Todas as adequações para atender às normas vigentes e Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndio (PPCI) serão realizadas, incluindo reforços estruturais. No total, serão 33 suítes com capacidade para acolher 125 idosos.
— Visando ao bem-estar do idoso, o projeto conta com piso aquecido para controle de temperatura, aberturas com vidro duplo para controle de ruídos, áreas de estar, lazer, jardinagem, terapia ocupacional, fisioterapia, consultórios. Por outro lado, foi de suma importância pensar nos custos mensais de um empreendimento dessa proporção e ser o mais autossustentável possível, de modo que serão instalados painéis solares para energia fotovoltaica e aquecimento de água, bem como cisternas para coleta de água da chuva — detalha.
As intervenções estruturais e a mobília têm custo estimado em R$ 8,3 milhões. Além de buscar recursos públicos por meio de emendas parlamentares, a Associação Mão Amiga, que cuidará do serviço, prepara uma campanha para tentar engajar três mil doadores que contribuam uma mensalidade de R$ 95 durante um ano.
— Esse prédio no formato que ele está e chegar onde ele chegou depois de ter tido uma vida útil muito significativa e marcante na história dos caxienses e da região, e estar assim abandonado sempre incomodou e incomoda as pessoas. Então, nós estamos devolvendo um patrimônio e dando a este patrimônio um direcionamento necessário, um espaço de qualidade de vida para os idosos em vulnerabilidade social — explica o coordenador da Associação Mão Amiga, frei Jaime Bettega.
A estrutura de dois blocos de três andares está abandonada desde 2011. Em 2017, o governo federal repassou a estrutura ao município e, no ano passado, a prefeitura a destinou à associação para instalação de serviços de assistência social.
Voluntários
A Associação Mão Amiga conta com uma rede de voluntários atuando para viabilizar o trabalho. São mais de 70 profissionais envolvidos diretamente com a reforma. Mas Vivian ressalta que a soma contabiliza mais de 200 voluntários contribuindo para tornar o novo asilo uma realidade.
Hospedagem Solidária
Inicialmente, o projeto previa a instalação da Hospedagem Solidária, iniciativa da Diocese de Caxias do Sul voltada à população de rua, junto ao antigo prédio do INSS, mas frei Jaime explica que isso teve de ser revisto devido ao entendimento federal sobre as políticas de assistência social para esse público. Dessa forma, o trabalho solidário voltado a quem está nas ruas foi repassado para o Residencial Santa Dulce, localizado no bairro Cidade Nova.