A reabertura do Centro de Informações aos Imigrantes junto à prefeitura de Caxias do Sul, prevista para a próxima terça-feira (2), foi adiada para o dia 23 de fevereiro. O serviço continua com atendimento restrito, porque há apenas uma servidora trabalhando. Com isso, só os casos em que há urgência de encaminhamentos são atendidos.
O Centro de Informações aos Imigrantes oferece apoio para estrangeiros que precisam de documentos, serviços de assistência social e encaminhamento ao mercado de trabalho. O serviço começou em março de 2020 e chegou a ficar fechado por causa da pandemia, mas reabriu em julho. Nesse período, foram 800 imigrantes atendidos.
De acordo com a gerente da Coordenadoria de Igualdade Étnico-Racial, Alessandra Pereira, a maioria dos estrangeiros que chegam à cidade são haitianos e venezuelanos. Até o ano passado, o atendimento no Centro era garantido por ela, um estagiário e um servidor municipal que ficava no local em períodos determinados, nas terças e quintas-feiras.
No início do ano, o serviço fechou para treinamento de uma nova equipe, mas Alessandra segue sozinha no atendimento. Por isso, apenas os casos de urgência são atendidos. A orientação é que os interessados liguem para o telefone (54) 3218-6000 e peçam para falar com o ramal 6418.