Na Operação Dispersão realizada na madrugada deste domingo (17), da meia-noite às 5h, dois estabelecimentos tiveram os alvarás retidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU). Um deles foi um restaurante na Perimetral Norte, por promover festa sem autorização e sem seguir as normas sanitárias estabelecidas. E um bar no bairro Cinquentenário, que estava desrespeitando o horário estabelecido e com mais de 50 pessoas no local.
Também houve a dispersão de uma festa na Rua Rômulo Carbone, no bairro Primeiro de Maio, com mais de 100 pessoas, e ainda o encerramento de uma festa no bairro Tijuca e a dispersão de adolescentes na Rua Coberta de Ana Rech, com consumo de álcool e som alto.
A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) emitiu 10 notificações por consumo de bebida alcoólica em área pública e três notificações por não uso de máscaras.
Foram nove veículos abordados, nove autuações, um condutor sem CNH, um condutor com CNH vencida há mais de 30 dias, quatro CNHs recolhidas. Quatro condutores foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, sendo que um deles foi preso em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
A operação teve a participação da SMU, Semma, fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Civil.
Ação da Vigilância Sanitária
Na tarde de sexta-feira (15), a Vigilância Sanitária vistoriou oito estabelecimentos entre restaurantes e lancherias. Todos estavam de acordo com os decretos vigentes.
No sábado (16), foram vistoriadas as praças de alimentação e cinemas do Villagio Caxias e do Burbon San Pelegrino, além de uma sorveteria e um restaurante no San Pelegrino. No Villagio, havia pessoas usando as mesas marcadas para não utilizar. A administração do shopping foi orientada a tomar medidas mais eficazes.