O Lar do Idoso Santa Rita em Guaporé enfrenta um surto de coronavírus desde o último dia 07. De acordo com informações da prefeitura, 14 idosos estão infectados com covid-19. Eles estão isolados em uma ala da casa asilar, sendo que nenhum havia precisado de atendimento hospitalar. Ao todo 29, idosos vivem no asilo, que conta com 23 funcionários.
Em nota, no Instagram a entidade comunica familiares, amigos e a comunidade sobre a situação. No comunicado, o asilo frisa que: "todas as medidas de segurança necessárias foram cumpridas rigorosamente de acordo com o Plano de Contingência, visando cuidar dos nossos residentes da melhor maneira possível. Durante todo esse período trabalhamos com muita responsabilidade, dedicação, conseguindo manter o Lar Santa Rita longe do vírus por noves meses. Mas infelizmente no início deste mês de dezembro, tivemos o primeiro caso confirmado".
Ainda segundo a nota, os residentes estão sendo monitorados 24h por dia e as medidas de afastamento foram tomadas. A nota esclarece ainda que a "maioria dos nossos idosos testou negativo para covid-19 e os que testaram positivo, estão assintomáticos ou apresentam sintomas leves, mas passam bem. Ninguém está hospitalizado". A direção da entidade optou por não conversar com a reportagem.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Juliana Fossá Maschio, o governo do Estado foi comunicado no dia 07 de que um idoso havia positivado para coronavírus:
— Na verdade conforme apuramos junto a direção do lar, um idoso foi levado para uma consulta com oftalmologista em Nova Prata. Depois de alguns dias esse idoso apresentou sintomas e foi testado com o PCR e positivou. A partir dessa informação a secretaria coletou exames de todos os residentes e funcionários e confirmou em mais 13 idosos infectados.
Ainda segundo ela, todas as medidas sanitária e epidemiológicas eram cumpridas rigorosamente e monitoradas pela prefeitura.
— Há nove meses eles estão sem receber visitas e cumprem rigorosamente todos os protocolos sanitários, todas as medidas, inclusive, com a testagem frequente dos residentes e funcionários. Infelizmente o que pode ter acontecido é esse episódio de em uma consulta ter um idoso contaminado e desencadeado isso no asilo — ressalta ela.
Conforme o secretário Geral de Governo, Odacir Toldi, que é Chefe do Comitê de Crise à covid-19, o caso está sendo monitorado pelo município.
— Estamos investigando um surto com 14 positivos, nenhum grave, seguindo os protocolos. A direção está tomando todas as medidas — garante ele.
A situação está sendo monitorada pela prefeitura de Guaporé. Já em Caxias do Sul, após um surto, com oito vítimas, o Lar do Idoso São Francisco de Assis não apresentou novos casos de covid-19. O surto foi diagnosticado na quarta rodada de testagens da Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, os exames dos 35 funcionários e dos dois idosos coletados na última quarta-feira (09) deram negativo para a covid-19. Quatro idosos seguem internados, dois em enfermaria e dois sob cuidados intensivos. A instituição atende 59 pessoas e conta com 72 funcionários. A SMS reforçou a sanitização do local na última semana e segue monitorando a situação.