O governo do Estado manteve a classificação da região da Serra na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado. No mapa provisório da 33ª rodada, divulgado na tarde desta sexta-feira (18), apenas uma região não foi enquadrada como de risco alto de contágio do coronavírus. Com exceção de Guaíba, que recebeu bandeira laranja, as outras 20 regiões estão em bandeira vermelha.
A região de Caxias do Sul foi mencionada pelo governo do Estado entre aquelas com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias por local de residência do paciente. Foram 207 internações.
A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) teria até a manhã de domingo (20) para recorrer da classificação. Porém, a associação analisou a média atribuída pelo governo estadual e decidiu não apresentar recurso.
— Tendo em vista o indicador de 2,04 e considerando a situação de risco alto, decidimos por não recorrer e criar uma falsa expectativa na segunda-feira de bandeira laranja. Permanecemos portanto na bandeira vermelha —justificou o presidente da Amesne, José Carlos Breda.
A classificação permanece até 28 de dezembro, e o sistema de cogestão regional segue valendo nesta rodada.
Na Serra, 15 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Confira aqui.