Dezembro começou com tempo firme em praticamente todo o Rio Grande do Sul. O cenário tende a mudar nesta quarta-feira (2) com a formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o oeste do Estado. O fenômeno deve provocar chuva forte em parte do território gaúcho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para Fronteira Oeste e região noroeste do RS (e também para algumas regiões de Santa Catarina e do Paraná). O aviso chama atenção para o risco de rajadas de vento com até 60 km/h, chuva volumosa e possibilidade de queda de granizo.
Na Serra, o dia amanhece com tempo firme e predomínio do sol na maior parte da região. Segundo a Somar Meteorologia, pode chover de forma fraca a moderada em pontos isolados, mas sem risco de temporais nos municípios serranos.
As temperaturas sobem durante à tarde. Em Vale Real, no Vale do Caí, a temperatura pode chegar aos 36°C. Em Flores da Cunha, os termômetros variam de 14°C a 29°C. Já em Caxias do Sul, o dia amanhece com tempo firme e sol. Os termômetros também devem subir e chegar aos 29°C.
A instabilidade segue na quinta-feira (3) quando ainda há condições para chuva em todo o Rio Grande do Sul. As precipitações devem ocorrer a qualquer hora do dia, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento (acima de 60 km/h).