Os moradores e visitantes de um dos pontos turísticos mais importantes da Serra terão segurança reforçada a partir de 1º de janeiro de 2021. Cerca de 30 câmeras de monitoramento foram instaladas em mais de 15 pontos do município de Canela. Por enquanto, a fase é de testes e ajustes. A ação é possível por conta de uma parceria entre a prefeitura, Brigada Militar e Polícia Civil.
A empresa DGT venceu uma licitação promovida pela prefeitura e receberá R$ 54 mil mensais para executar a instalação e manter os aparelhos atualizados. O monitoramento das imagens será feito pela Brigada Militar. O contrato é válido por cinco anos.
O diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação da Prefeitura, Eduardo Macedo, afirma que o projeto foi efetuado com a intenção de que a cidade tivesse um monitoramento mais efetivo na área de segurança.
— A Brigada Militar posicionou os pontos básicos para nós e a Polícia Civil entrou com a parte dos locais onde há mais ocorrências. A Central de monitoramento é na Brigada Militar, que tem o poder de movimentar as câmeras. Na prefeitura e na Polícia Civil há um espelhamento das imagens. Sempre que houver atualização tecnológica ficará a cargo da empresa. Teremos cercamento eletrônico completo da cidade — explica.
De acordo com a prefeitura, as câmeras de segurança são em 360º e possuem uma vantagem sobre as tradicionais por capturarem todos os ângulos do ambiente, sem deixar pontos cegos. A função é possível por conta da utilização de lentes grande-angular, conhecida como 'olho de peixe', que podem registrar imagens panorâmicas.
Conforme a Brigada Militar, Canela registrou sete homicídios neste ano. Em 2019, foram 12.