Apesar do tempo quente e firme nesta quarta-feira (30), o ano de 2020 deve terminar com novo temporal em áreas da Serra. A semana já teve registros de granizo, chuva e vento forte na região, com estragos principalmente nos Campos de Cima da Serra.
A Somar Meteorologia prevê que na madrugada de quinta-feira (31) o Estado seja atingido por chuvas e fortes temporais, com alto risco de raios, vendaval e eventual queda de granizo. Na Serra, as rajadas de vento devem ultrapassar os 70 km/h. Ao longo da tarde, a instabilidade perde força, mas em pontos isolados da região serrana a virada para 2021 será de nebulosidade e chuva fraca.
Já o ano de 2021 começa com tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul, a previsão é de tempo aberto, com poucas nuvens e temperaturas variando de 13°C a 25°C. Conforme a Somar, os dias seguintes seguem com tempo firme em todo território gaúcho e, somente na segunda semana do ano, é que a chuva começa a retornar de forma irregular para o Estado.
Temporais causam prejuízos
A previsão de um novo temporal ocorre em meio a uma semana com estragos pela região. Na terça-feira (29) à tarde, Jaquirana foi atingida por vendaval e granizo, o que causou destelhamento de cerca de 20 casas, de uma parte da prefeitura e da Escola Estadual Deotilia Cardoso Lopes. Já na segunda-feira (28), Campestre da Serra teve cerca de 70 casas destelhadas, além de prejuízos na agricultura. Outras cidades da região, inclusive Caxias do Sul, foram atingidas pelo granizo, mas de forma leve.