Diferentemente de Farroupilha, que publicou decreto na última quarta-feira (2) e suspendeu o passe livre de idosos ao transporte coletivo urbano por pelo menos 14 dias, Caxias do Sul não vai interromper o acesso gratuito para as pessoas a partir dos 60 anos. No entanto, serão mantidas as restrições de uso do transporte público nos horários de pico.
Desde o dia 30 de abril, as restrições decretadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade estabelecem que os idosos podem usar os coletivos apenas das 9h às 16h. Assim, a gratuidade dos ônibus não fica disponível nos horários compreendidos fora desse intervalo de tempo para a população da faixa etária acima dos 60 anos.
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willembring Júnior, são poucos os casos de idosos em que é necessária a liberação da restrição.
— Por hora, não vamos restringir mais as gratuidades. Mantém-se, no entanto, as restrições quanto ao uso nos horários de pico. Salvo alguns casos tratados pontualmente, em que demonstradas as reais necessidades, o cartão é liberado em qualquer horário. No entanto, são muito poucos — explica.
As restrições ocorrem com o intuito de evitar a circulação dos idosos e assim preservar as suas vidas, já que estão incluídos no grupo de risco da covid-19, e visto que os horários restritos são os que ocorrem maior registro de movimentação de pessoas.