A conclusão do túnel que irá ligar os bairros São Roque e São João, em Bento Gonçalves, deve ser entregue dentro do prazo, mesmo com as dificuldades de fornecimento de materiais. A previsão é da diretora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) do município, Melissa Bertoletti. O contrato prevê finalização em julho de 2021, mas se descarta a conclusão em maio.
Conforme Melissa, a empresa contratada para a obra tem enfrentado problemas em encontrar aço no mercado, especialmente com a aproximação do fim do ano, quando alguns fornecedores tendem a fazer férias coletivas. Para tentar contornar a situação, cargas adicionais já foram encomendadas para dar conta do trabalho até o início de 2021. Nos últimos meses também houve dificuldade com a compra de tubos, mas a situação foi normalizada.
— A obra é realizada com recursos da Caixa e a liberação do dinheiro é mensal. A Caixa exige que o cronograma seja cumprido, isso também ajuda a não atrasar — avalia a diretora.
O túnel passará por baixo do km 213 da BR-470 e começou a ser construído em agosto com o desvio de uma adutora que passa nas proximidades. Em seguida foi aberto o acesso à passagem para quem vai do bairro São João ao São Roque. A alça ainda não foi pavimentada. Atualmente, a equipe trabalha na abertura do túnel propriamente dito, que ficará a 5,5 metros de profundidade. Duas detonações de rochas já foram necessárias e outras ainda serão realizadas. Por conta disso, o trânsito da rodovia foi desviado para a lateral, com limite de 40 km/h. Na fase final da construção, o desvio, que hoje está no lado norte, será transferido para o lado sul.
— Eles estão escavando agora a ala (sentido) São Roque-São João. Depois vão fazer as contenções para, então, abrir o outro lado. O leito da BR-470 é aberto, se faz as contenções e depois o nivelamento, porque a altura da rodovia não será modificada — explica Melissa.
O túnel terá duas faixas de tráfego em cada sentido, além de calçada em ambos os lados. Para a construção, será necessário escavar 30 mil metros cúbicos de terra e aplicar 1.958 metros cúbicos de concreto. O custo é estimado em quase R$ 9,6 milhões.