O governo do Estado divulgou o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado na tarde desta segunda-feira (30) por meio de transmissão ao vivo em rede social. A região da Macroserra manteve a classificação de alto risco de contágio informada de forma preliminar na última sexta. Com isso, deverá seguir protocolos da bandeira vermelha até, pelo menos a próxima segunda-feira.
Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Covid-19: O Estado inteiro entrou em bandeira vermelha
Do total de 21 regiões epidemiológicas, 11 apresentaram recursos ao governo na tentativa de reverter a classificação preliminar, entre elas a da Serra. Contudo, apenas duas regiões tiveram os recursos aceitos, Gravataí e Cachoeira do Sul. A equipe técnica rejeitou os pedidos das regiões de Capão da Canoa, Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Porto Alegre e Bagé. As demais regiões não contestaram a classificação do mapa preliminar.
Por decisão do governo, nesta rodada, não será permitida a cogestão por parte das regiões, ou seja, elas não poderão adotar protocolos da bandeira mais branda. Dessa forma, Caxias do Sul e demais cidades da Serra terão de seguir os protocolos da bandeira vermelha.
Leia também:
Acordo encerra disputa entre prefeitura de Caxias e posto de combustível por uso de terreno