"Nos cuidamos e sempre pedimos aos clientes para passar álcool gel nas mãos, entrar de máscara e manter o distanciamento. Foi a prevenção que nos manteve 'imunes' ao coronavírus". Funcionária de um restaurante às margens da Rota do Sol, Dáfna Andreatta, 26 anos, acredita que esse seja o motivo pelo qual nem ela e nenhum dos outros funcionários, tenham sido contaminados pelo coronavírus.
O estabelecimento, assim como as demais tendas, que ocupam cerca de 50 quilômetros da rodovia, entre Itati e Terra de Areia, não registraram nenhum caso da doença. Ao menos é essa a informação que circula entre os comerciantes e funcionários. O fato chama a atenção porque, mesmo que o movimento aumente em feriados e ainda mais com a proximidade do verão, as tendas recebem um número expressivo de clientes ao longo do anos.
— Até onde eu sei, ninguém que trabalha nas tendas ou nos restaurantes foi contaminado. Acredito que, mesmo com movimento intenso em alguns dias, a prevenção ajudou. No começo nós fechamos e, quando reabrimos, nos adequamos às normas sanitárias. Quando entram, pedimos que cumpram as regras. Tem as faixas amarelas no chão para manter a distância. Claro que nem todos respeitam, mas seguimos pedindo até que os clientes sigam as normas — conta Dáfna.
"Idosos se cuidam mais, vamos ver agora com os jovens", diz comerciante
Antes da temporada, a maioria dos motoristas que trafegam pela Rota do Sol são idosos, segundo o comerciante Roger Menschaid, 39. Ele acredita que, por serem do grupo de risco, a faixa etária se cuida melhor.
— Eles já saem do carro de máscara, passam álcool gel e tocam menos na mercadoria. Eles tomam todos os cuidados e isso tem feito a diferença.
Com a proximidade do verão, as vendas aumentam e também a apreensão, já que podem surgir casos:
— Os jovens vão começar a descer a Serra aos finais de semana durante todo o verão. Esse será o teste, porque dependendo a maneira como eles se comportarem em relação ao vírus, talvez surjam casos. Vamos manter a prevenção e os pedidos para que respeitem as normas — ressalta ele.
Leia também
Inscrições para rede municipal de Bento Gonçalves começam na terça-feira
Da Serra ao Litoral: saiba como procurar ajuda nas praias em caso de sintomas de coronavírus
Número de assassinatos na Serra poderia ser maior sem o confronto da metade de outubro, afirma delegado