A região da Serra registrou temperaturas acima da média histórica nos últimos dois dias. Em Caxias do Sul, a máxima foi de 32 graus na terça-feira, sendo que de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura costuma variar entre 24 e 27 graus nesta época do ano na região. O abafamento seguiu nesta quarta-feira (25). Apesar das temperaturas mais altas normalmente predominarem na parte norte e oeste do Rio Grande do Sul, a região serrana viu os termômetros chegarem perto dos 33ºC.
Leia mais
Falta de chuva afeta produções de pêssego e cebola na Serra
Emater orienta produtores da Serra a adotar medidas para minimizar efeitos da estiagem
De acordo com a meteorologista da Somar, Cátia Valente, o calor deve amenizar a partir de quinta, com a chegada das chuvas. A notícia é positiva para os agricultores, pois a previsão se estende para todo o Estado. Conforme a meteorologista, será registrado um volume significativo a partir desta quinta-feira (26), o que acaba resultando na diminuição da temperatura.
— Tem chuva prevista quinta, sexta e no final de semana também. Claro que não é chuva o dia inteiro, mas desta vez todos os prognósticos estão indicando volumes que podem ser expressivos. O problema é que a chuva vem com temporal, temos que ficar atentos — destaca.
Cátia explica que com o calor, à medida que a chuva chegar, existe a possibilidade de temporais. O alerta é para a noite desta quarta, madrugada de quinta e também para os próximos dias.
— A chuva pode ser significativa sim, é uma boa notícia, porque estamos numa época muito ruim de chuvas, mas ela não vem calma não. Ela pode vir com esses temporais, rajadas de vento e até mesmo risco de granizo.
O volume de chuva nos próximos dias pode ficar entre 50 e 60 milímetros em municípios da Serra. Conforme alerta o Inmet, os maiores volumes são esperados na Campanha, na Fronteira Oeste e no sul gaúcho.