CORREÇÃO: O pavilhão da Proamb atingido pelo incêndio trata-se de uma Central de Disposição de Resíduos (aterro), e não de uma central de reciclagem como noticiamos anteriormente. A informação incorreta permaneceu publicada das 10h26min de 16/11/20 até as 13h20min de 17/11/20.
Viaturas da 3ª Companhia Especial de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves estão nas dependências da Fundação Proamb, em Pinto Bandeira, desde às 5h desta segunda-feira (16) para combater um incêndio. Conforme a Proamb, o fogo afeta a Central de Disposição de Resíduos. Ninguém ficou ferido, conforme a entidade.
Segundo o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Julimar Fortes, ainda não é possível calcular a dimensão dos estragos.
— Estamos com duas guarnições no local e duas viaturas e combate a incêndio. A causa ainda não está determinada e ninguém ficou ferido — diz.
Por meio de nota, a Fundação Proamb afirma que a causa do incêndio está sendo investigada por uma equipe técnica, que está tomando todas as medidas necessárias para evitar o agravamento da situação. "Atualmente, a Central de Disposição recebe resíduos Classe I e Classe II A, principalmente, materiais provenientes de indústrias galvânicas, metalmecânicas, curtumes e fundição, e também de papeleira e de borracha – o que justifica o volume da fumaça decorrente. A unidade opera desde 1999, sendo certificada pela ISO 14.001, que atesta o rigor nos controles e operação", diz a nota.
Em 2014, outro incêndio atingiu o local.