A manhã de segunda-feira (05) começa com tempo instável sobre o Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram registrados chuva fraca nesta madrugada sobre boa parte do RS, mas sem grandes acumulados. Já segundo a Somar Meteorologia há nuvens carregadas sobre a região nordeste do território gaúcho neste momento.
Ainda de acordo com a Somar, um ciclone extratropical na costa do Estado promete temporal ao longo do dia. Esse fenômeno, que é uma área de baixa pressão atmosférica que gira no sentido horário, deve ocorrer no Centro e Leste do território gaúcho. Há riscos de rajadas de vento com mais de 75km/h, além de chance de queda de granizo. A chuva deve ter grandes volumes na região Sul até o Litoral Norte, passando pela Região Metropolitana e pela Serra.
Na região serrana, o dia começa com chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Em Caxias do Sul, o dia amanheceu com forte neblina, que se dissipa ao longo da manhã. O sol aparece ainda nas primeiras horas, mas não está descartada a possibilidade de chuva. As temperaturas, no entanto, aumentam e a máxima prevista é 24°C.
O tempo firme volta a predominar no RS na terça-feira (05) já que a frente fria começa a atuar entre o Paraná e Rio de Janeiro, trazendo temporais por lá, e dá lugar a uma área de alta pressão atmosférica, o que ajuda a inibir a formação de áreas de instabilidade e ao mesmo tempo traz uma massa de ar fria. Assim as baixas temperaturas retornam em grande parte do Rio Grande do Sul. As máximas na Serra não passam dos 22°C.
Leia também
Casa & Cia: inspire-se nesta casa integrada à natureza, que valoriza o convívio, o descanso e os bons vinhos
Conheça histórias por trás do edital UNO-me, dedicado a artistas da periferia de Caxias
Sandra Cecília Peradelles: o Brasil em chamas