A prefeitura de Salvador do Sul confirmou a primeira morte decorrente de complicações causadas pelo coronavírus. A vítima é uma mulher de 58 anos que não tinha outras doenças.
Leia mais:
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Segundo a secretária de Saúde do município, Márcia Ebbing Eckert, a moradora procurou o hospital local, mas devido ao quadro de saúde em que se encontrava foi transferida ao Hospital de Montenegro, referência para a cidade.
A paciente teve comprovação para a covid-19 em agosto, permaneceu internada até a data do óbito, no último dia 6. A declaração de óbito apontou pneumonia e infecção generalizada.
Salvador do Sul tem 82 casos confirmados da doença. Desses, 81 se recuperaram e um resultou em morte. Dez pessoas são monitoradas. A secretária explica que a paciente já estava curada da covid-19, mas teve complicações causadas pelo vírus que a levaram à morte, por isso, ela entra na contagem da cidade.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não confirmou esse óbito, portanto, o caso não aparece nas estaísticas oficiais da covid-19 no Estado e no país. A SES atualiza o boletim epidemiológico diariamente, mas pode levar alguns dias para cada vítima entrar na contagem, o que gera uma diferença momentânea nos dados.
Com o óbito, Salvador do Sul deixa a lista de municípios que ainda não tinham registrado nenhuma morte em função da doença na região. Atualmente, são 15 cidades sem óbitos por covid-19: Alto Feliz, André da Rocha, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guabiju, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São Pedro da Serra, União da Serra e Vista Alegre do Prata.