A partir desta quinta-feira (1º), Caxias do Sul conta com ampliação de três linhas do transporte coletivo que passarão a atender novos loteamentos da cidade. As linhas Santa Tereza, Gauchinha e Campos da Serra irão operar em novas localidades além das que já são atendidas. As alterações foram propostas em reuniões na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com os representantes de moradores dos loteamentos beneficiados e da Visate.
Leia mais
O que os candidatos a prefeito de Caxias do Sul pensam sobre o transporte coletivo
Transporte Coletivo de Caxias terá horários ampliados a partir desta quinta
O que foi debatido na audiência pública do transporte coletivo de Caxias do Sul
Nesta quinta, os moradores do Loteamento Vila Catarina contam com a linha Santa Tereza. Já as comunidades dos loteamentos Paraíso Cristal e Vida Nova podem utilizar a linha Gauchinha. E a partir desta sexta-feira (2), a linha Campos da Serra atenderá os moradores do loteamento Ouro Verde.
Seis linhas que saem da EPI Imigrante terão mudanças no trajeto
Também a partir desta sexta-feira, serão implementadas novas rotas nas linhas que saem da Estação Principal de Integração (EPI Imigrante) em direção à Zona Sul de Caxias do Sul, via BR-116. A alteração é uma das últimas previstas nas operações do projeto de troncalização do sistema do transporte coletivo, segundo a secretaria.
Serão alteradas as rotas das linhas Bela Vista, Planalto/São Victor, Vitória, Coletora Sul, Coletora Leste e Vila Mari. Os ônibus que antes acessavam o viaduto da BR-116 para fazer o retorno à Zona Sul, se deslocarão nas ruas Ernesto Marsiaj, Higino Onzi, Luiz Michielon e BR-116.
Os colaboradores da concessionária estão orientando os usuários sobre as mudanças. Eles se concentrarão em frente à parada de ônibus localizada no cruzamento da BR-116 com a Rua Luiz Michielon, que não atenderá mais aos itinerários citados. O novo ponto de embarque e desembarque será no cruzamento da BR-116 com a Rua Rodrigues Alves.
Conforme o gerente de Trânsito e Transportes da secretaria, Evandro Rech, a mudança resultará em diversos benefícios para os usuários do serviço.
- O tempo de viagem será menor, haverá melhor cumprimento dos horários das planilhas da concessionária, evitando atrasos e também os usuários passarão um tempo menor dentro dos ônibus. Essa medida já estava prevista quando do início das operações da EPI. As intervenções também reduzirão o fluxo viário no trecho da BR-116 próximo à EPI.