Após paróquias retomarem missas presenciais em Bento Gonçalves, igrejas em comunidades atendidas por elas estão voltando a receber fiéis para as celebrações. No mês passado, paróquias como São Roque, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, voltaram a promover as missas presenciais nas igrejas de suas respectivas comunidades. Na Santo Antônio, por exemplo, as celebrações na matriz já são realizadas há cerca de 60 dias, após quatro meses sendo transmitidas pela internet.
Emitida pela Diocese de Caxias do Sul, a autorização para a retomada de missas, sacramentos e cultos com a presença de fiéis entrou em vigor em 23 de junho. A medida se estendia a todas as paróquias, comunidades, capelas e oratórios da Diocese na região, entretanto as celebrações em paróquias de Bento não retornaram até meados de agosto, em função do avanço da covid-19 no município.
A Igreja Matriz Cristo Rei passava por reformas na estrutura e reabre nesta sexta-feira (9). Desde junho, vinha realizando as missas no Centro de Evangelização. As comunidades pertencentes à matriz já fazem celebrações há duas semanas.
O padre Eleandro Teles, secretário do bispado de Caxias, explica que a primeira liberação das missas ocorreu em 21 de abril, pouco mais de um mês de suspensão das celebrações na região. Inicialmente, com a bandeira vermelha do sistema de Distanciamento Controlado, foi permitida a permanência de 30 pessoas nas igrejas. Com a bandeira laranja, a permissão sobe para 25% da capacidade de cada local. Além disso, há delimitações nos bancos para que os fiéis fiquem a dois metros de distância entre si. As equipes administrativas devem monitorar o fluxo de pessoas nas entradas e saídas, além de higienizar o espaço antes e após as missas. Álcool gel deve ser ser disponibilizado na entrada da igreja e no momento de eucaristia. Em todas as celebrações, fiéis com sintomas gripais ou que pertençam ao grupo de risco são orientados a acompanhar a missa de casa, por meio das transmissões ao vivo.
Em Caxias, de acordo com o secretário do bispado, a grande maioria das igrejas matrizes está realizando celebrações. As atividades incluem batizados e alguns casamentos, mas sempre com número restrito de convidados e em seguimento aos protocolos de saúde. Nos batizados, por exemplo, só são permitidas duas pessoas (um padrinho e uma madrinha), além da equipe da igreja, dos pais e da criança.
Atividades pastorais na região estão autorizadas a partir deste mês
Desde o dia 1º de outubro, estão autorizados pela Diocese grupos de oração, grupos de jovens, a circulação das capelinhas de Nossa Senhora e atividades esportivas e recreativas nos salões paroquiais e comunitários. Segundo o ofício publicado no dia 29 de setembro, cabe a cada pároco organizar a retomada, tendo em vista as particularidades e os decretos de sua região. Eventos que geram aglomerações, como festas nos salões comunitários, seguem suspensos. Atividades na modalidade drive-thru são permitidas.