O Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul está recebendo solicitação online de segunda via de carteiras de identidade desde o início desta semana. Além de Caxias, o serviço é oferecido também em Bagé, Camaquã, Pelotas, Rio Grande e Santana do Livramento.
Segunda via de carteiras de identidade podem ser solicitadas pelo site do IGP
Com o serviço é possível solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet sem comparecer no Posto de Identificação para apresentar documentos e capturar foto, assinatura e impressões digitais. Desse modo, os dados serão os mesmos da carteira de identidade anterior e a pessoa deve se encaixar em alguns pré-requisitos (confira abaixo).
Conforme a chefe do Posto de Caxias do Sul, Ana Júlia Poletto, essa possibilidade é muito útil, de modo que facilita o serviço. Ela frisa que as pessoas que se encaixam nos requisitos não precisam agendar atendimentos e enfrentar filas.
Como funciona?
A solicitação deve ser feita no site; depois de preencher o formulário é gerado um boleto. E após cinco dias úteis do pagamento da taxa de expedição de R$ 71,10, o documento pode ser retirado no posto. Vítimas de roubo são isentas da taxa, desde que informem o número do Boletim de Ocorrência
Vale destacar que somente o titular pode retirar a carteira de identidade. Em Caxias a entrega é feita de segunda a sexta-feira, das 9h ao 12h. O Posto de Identificação do IGP fica na Avenida Júlio de Castilhos, 2.555, no bairro São Pelegrino.
Pré-Requisitos para a solicitação online da segunda via
:: Ter 18 anos completos na data de expedição da segunda via anterior.
:: A segunda via, deve ter sido expedida no Rio Grande do Sul nos últimos cinco anos.
:: Os dados pessoais não podem ter sofrido alterações desde a data de expedição da última carteira de identidade.
Agendamento online dos demais serviços
A chefe do Posto de Caxias destaca que devido à pandemia do coronavírus, para os demais serviços, o agendamento está sendo feito no site igp.rs.gov.br. Mas ela salienta que as pessoas que não tem o acesso, podem marcar o horário no posto.