Passado um mês da identificação dos primeiros contaminados pelo coronavírus no Santa Ana Residencial Geriátrico de Gramado, o local recebeu a notícia da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) de que o surto acabou.
Leia mais
Ministério Público solicita inspeção em asilo com surto de coronavírus em Gramado
Um idoso residente de asilo que teve surto de coronavírus em Gramado segue na UTI
Morre 11ª moradora de asilo de Gramado com surto de coronavírus
"Estamos muito abatidos, consternados", diz proprietária de casa asilar de Gramado
"Não houve negligência, foi uma fatalidade", diz neta de vítima do surto de covid-19 em lar de idosos de Gramado
Prefeitura confirma 35 casos relacionados a surto em asilo de Gramado
– Estamos esperançosos por dias melhores, com uma ótima notícia referente ao final do surto no residencial – disse o médico Ubiratã de Oliveira, proprietário do estabelecimento.
Por meio de nota, a instituição informou que recebeu ofício da 5ª CRS na última quarta-feira, estabelecendo o encerramento do surto de covid-19 no local. A nota diz ainda que todos os hóspedes do residencial estão recuperados, assim como todos os colaboradores. Um idoso ainda está em recuperação no hospital.
A instituição reitera que todos os procedimentos exigidos pelas autoridades competentes sempre foram cumpridos, e que isso foi constatado em vistoria realizada no dia 25 de setembro nas dependências. Ainda diz que continuará seguindo todos os protocolos de segurança exigidos desde o inicio da pandemia.
De acordo com a coordenadora da 5ª CRS, Tatiane Fiorio, o protocolo indica que passados 15 dias consecutivos sem nenhum novo caso, pode-se dar o surto como encerrado.
– Ontem (quarta-feira) encerrou o prazo de 15 dias em que eles não tiveram nenhum novo caso, nos solicitaram isso formalmente, fizemos uma declaração de conformidade, dizendo que, pelo que prevê a legislação vigente, já estariam aptos a encerrar o surto – confirmou a coordenadora.
O Ministério Público de Gramado acompanha o caso. Foi a promotora de Justiça Natália Cagliari quem solicitou à 5ª CRS que fizesse a vistoria na instituição. O relatório foi enviado na sexta-feira da semana passada, mas ela aguarda complemento das informações. A promotora pediu ainda informações ao Hospital São Miguel Arcanjo sobre o estado de saúde em que os primeiros pacientes chegaram ao hospital.
– Eles estão cumprindo as medidas sanitárias. Aguardamos ter todas as informações porque temos que apurar se houve responsabilidade ou não – disse a promotora.
Onze idosos que viviam na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) morreram. Ao todo, 22 foram infectados.