O Banco de Sangue de Caxias do Sul precisa de doações para garantir os estoques necessários para os próximos dias. A gerência do serviço aponta uma preocupação devido ao impacto gerado pelo feriadão, já que a redução de voluntários foi sentida ainda na quinta-feira (29). O cenário preocupa porque o aumento da movimentação nas estradas traz mais chances de acidentes e, portanto, a demanda pode aumentar nos próximos dias.
A gerente do Banco de Sangue, Franciele Roso, explica que, nas últimas semanas, a situação dos estoques tem sido mais confortável, depois de um período em que a disponibilidade chegou a ficar 60% abaixo do ideal. No entanto, segundo ela, ainda há tipos sanguíneos que estão 30% abaixo do necessário.
— É fundamental manter o estoque seguro para atender as demandas do final de semana e do feriado, período de instabilidade e que, infelizmente, urgências e emergências acontecem com mais frequência — comenta Franciele.
O Banco de Sangue, que fica na Rua Garibaldi, no Centro, funciona das 7h30min às 12h no sábado. Medidas de distanciamento e higienização para garantir a segurança sanitária do espaço devido à pandemia estão sendo tomadas.