O trânsito ficará totalmente bloqueado a partir desta quarta-feira (2) na Rua Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A interrupção tem previsão de duração de, no mínimo, 10 dias e será entre as ruas Antônio Prado e Dal Canale.
Leia mais
Obras bloqueiam a Rua Tronca no cruzamento com a Marechal Floriano, em Caxias
Obra nas faixas de ônibus da Rua Marechal Floriano, em Caxias, começa com retirada de estacionamentos
Construção de novos corredores de ônibus causarão restrições de trânsito no centro de Caxias
Desde julho o trecho passa por obras de construção de faixas de ônibus em concreto, o que já deixa o fluxo em meia pista. Desde a manhã desta quarta, porém, equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalham em uma nova rede de drenagem, o que exige o bloqueio total.
Para diminuir o conflito de trânsito no entorno, a maior parte do fluxo da Marechal Floriano é desviada por outras vias. Os motoristas que trafegam pela Avenida São Leopoldo em direção ao Centro, por exemplo, são impedidos de acessar a Rua Sarmento Leite para, então, converter na Marechal Floriano. Fiscais ficam no cruzamento orientando para que os veículos sigam direto pela Rua Visconde de Pelotas.
— O pessoal que estava na Marechal dobrava na Rua Tronca, contornava pela Rua Olavo Bilac e caía exatamente na Antônio Prado com a Marechal, voltando para a obra — explica Eder Martini, diretor de trânsito da Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul.
Na manhã desta quarta, apenas os veículos que já trafegavam na Rua Sarmento Leite ou que estavam na Rua Garibaldi e acessavam via para desviar do bloqueio da Rua Tronca conseguiam utilizar a Marechal. Ao chegar no ponto de bloqueio, contudo, eles eram obrigados a acessar a Rua Antônio Prado, assim como os veículos que trafegavam pela Rua Olavo Bilac.
Por conta disso e para evitar conflitos de trânsito, a orientação da Secretaria de Trânsito é que os motoristas que circulam pelo bairro Rio Branco evitem utilizar a Olavo Bilac, embora ela não esteja interrompida. A recomendação é seguir ao centro e à zona norte pela Rua Coronel Flores. Além disso, os desvios também permitem agilizar os deslocamentos já que impedem que o motorista faça voltas pela região das obras.
A interrupção também altera 11 linhas do transporte coletivo. Conforme Martini, as que acessavam a Marechal a partir da Avenida São Leopoldo seguem agora pela Rua Visconde de Pelotas até a Rua Os 18 do Forte. Já os itinerários que atendem o bairro Rio Branco fazem o desvio pela Rua Antônio Prado.
Linhas desviadas
L08 - Medianeira
L12 - Aeroporto
L25 - Galópolis
L26 - Bom Pastor
L43 - Santa Corona
L51 - Vila Lobos
L67 - São Caetano
L68 - Gauchinha
L73 - Coletora Leste
L74 - Coletora Oeste
L94 - Vêneto
Leia também:
Presidente da Amesne afirma que maioria das prefeituras tem plano pronto para retorno das aulas na Serra
Projeto para reconstrução da RS-448 é concluído e liberação parcial pode ocorrer em três meses
Estúdio de Caxias do Sul mobiliza tatuadores em todo o país para cobrir marcas de automutilação