Geral

Educação

Presidente da Amesne afirma que maioria das prefeituras tem plano pronto para retorno das aulas na Serra

José Carlos Breda concorda com cronograma proposto pelo governo do estado

Noele Scur

Enviar email
Félix Zucco / Agencia RBS

Ao contrário do posicionamento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) concorda com o calendário de retorno gradativo das aulas proposto pelo governo do Estado em reunião virtual na manhã desta terça-feira (1). José Carlos Breda entende que praticamente todos os municípios da Serra estão preparados para a volta dos encontros presenciais.

— Não tem porque estar contra. É autorizativo. Se eu entender que meu município não tem condições de voltar , ou os pais não quiserem, tenho liberdade para definir. Sei que na nossa região, todos os planos estão praticamente prontos para voltar dia 14 — afirma.

Segundo Breda, há apenas um ponto de discordância. A Amesne entendia que o município que se sentisse preparado poderia retornar antes do cronograma divulgado.

— O calendário proposto não pode ser antecipado, em princípio. Colocamos essa dúvida, mas parece que não será possível — diz.

Por meio de nota, a Famurs afirma ser contrária ao retorno presencial das aulas. Entre as justificativas, está a falta de apresentação de um estudo que considere o estágio da pandemia e programa de testagens para a doença. Outro ponto de discordância foi a data para retorno da rede estadual de ensino, que retoma depois dos municípios pelo calendário proposto. O primeiro cronograma apresentado, e descartado, previa a retomada a partir desta segunda-feira (31). A Famurs havia rejeitado o plano com 94,6% de concordância prefeitos.

O Piratini propôs início das aulas pela Educação Infantil em 8 de setembro, seguido pelo Ensino Médio e Ensino Superior, em 21 de setembro, e o Ensino Fundamental, entre 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais).  Na rede estadual, a volta será em 13 de outubro. 

Em Caxias, a informação da prefeitura até o início da tarde desta terça-feira é de que as escolas infantis privadas e o Ensino Superior poderão voltar no próximo dia 8, caso tenham tido os planos aprovados. O restante ainda não foi definido.

A volta às aulas será permitida para regiões com bandeira amarela ou que tenham classificação laranja por pelo menos duas semanas.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00