O empresário Raul Pedro Fedrizzi, 85 anos, faleceu na madrugada deste domingo (20). Ele lutava há anos contra o câncer e estava internado no Hospital da Unimed. O velório acontece nas Capelas São José até as 15h, quando está prevista a cremação.
O empresário foi um dos grandes nomes no comércio varejista de Caxias do Sul e teve grande atuação social. As lojas Fedrizzi foram fundadas em 1946 e se tornaram ponte de referência na na esquina da Júlio de Castilhos com a Garibaldi, até seu fechamento em 2015.
Em 14 de dezembro de 1965, Fedrizzi participou da criação do Clube de Diretores Lojistas, que se transformou na atual Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ele presidiu a entidade na gestão de 1967-1968.
- Foi um dos pioneiros do comércio da cidade, um dos grandes representantes. Era um homem muito presente na comunidade. Uma pessoa muito carismática e feliz, que conquistava a todos pela simpatia e levava esse serviço à comunidade. Ele era muito presente na região - destaca João Brognoli, marido da neta Luisa Fedrizzi.
O Prefeito Flávio Cassina lamentou o falecimento do comerciante:
- Lembro que abrimos praticamente juntos nossos estabelecimentos. Eles em 1946 e nós em 1947. Além de sermos colegas de trabalho por cinco décadas, também atuamos juntos no Sindilojas por cerca de 20 anos. Fedrizzi sempre foi muito respeitado, com grandes ideias. Caxias do Sul perde uma grande liderança.
Na área social, Raul Fedrizzi liderou o clube Recreio da Juventude entre 1981 e 1983. O empresário também foi presidente do Sindilojas no início da década 1990, inaugurando o edifício Sindilojas na Rua Sinimbu.
Fedrizzi deixa a esposa Jucelda, 83 anos, os filhos Maurício e Gisela, e quatro netos.