Há cerca de um mês, moradores da Rua Carolina Amância Soares, no bairro Reolon, em Caxias do Sul, convivem com uma cratera no meio da via, que causa risco a motoristas e pedestres. A rua serve de trajeto para o transporte coletivo do bairro e chegou a passar por reparos superficiais na semana passada, sem que houvesse solução definitiva.
Conforme a dona de casa Lucia Gobetti, 60 anos, que mora quase em frente à cratera, o dano começou há cerca de quatro meses como um buraco pequeno. Aos poucos, aumentou até adquirir as dimensões atuais, há cerca de um mês. Além de obrigar os motoristas a desviar, devido à extensão que ocupa no leito da via, o buraco também é profundo, o que pode agravar eventuais acidentes.
— Na quarta-feira da semana passada um motoboy caiu. A moto ficou no buraco e ele voou — conta Lucia.
Para alertar os motoristas, a vizinhança chegou a fincar uma bandeira no ponto. A sinalização desta sexta-feira (11) contudo, não é a primeira. Há cerca de duas semanas, o motorista de um carro não conseguiu parar e bateu na estrutura que indicava a existência do buraco.
Um buraco no mesmo ponto chegou a ser consertado há cerca de cinco meses, de acordo com Lucia. No período em que o dano voltou a aparecer, os moradores também precisaram conviver com o mau cheiro.
— Meus filhos vêm aqui e dizem 'mas ainda não fecharam esse buraco?". Semana passada viram (servidores do município) com duas caçambas, colocaram pedras maiores e depois brita — lembra a dona de casa.
Conforme o secretário de Obras, Gilberto Meletti, o reparo da semana passada teve o objetivo apenas de solucionar o problema mais grave até o conserto definitivo. De acordo com ele, a galeria de água da chuva que passa pelo ponto é antiga e com frequência pode se romper, causando erosão no entorno. Ele afirma, contudo que o reparo já estava programado para esta sexta.
— A previsão é concluir até o fim da tarde a parte de drenagem. O asfaltamento tem que ver se vai dar tempo, mas senão podemos fazer na segunda-feira — afirma.
Conforme Meletti, não há previsão de substituição completa da rede pluvial da via porque os casos que surgem são pontuais.