O médico Osvaldo Simões Pires von Eye, 60 anos, recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Unimed nesta segunda-feira (7), em Caxias do Sul. Após 10 dias na UTI, sendo nove deles entubado, mediante complicações pela covid-19, ele deixou a unidade aplaudido por profissionais da saúde.
Leia mais
Saiba como está a rotina dos médicos residentes que atuam na linha de frente do combate à covid-19 em Caxias do Sul
Avó com covid-19 que conversava com a família pela janela do hospital em Nova Prata recebe alta
Diagnosticado com o coronavírus no dia 22 de agosto, von Eye foi hospitalizado no dia 25 e, no dia 29, precisou ser transferido para a UTI. De acordo com o médico Marcelo Zanchetin, pneumologista responsável, ele segue hospitalizado em tratamento e a sua evolução é muito boa após a saída da UTI.
— Tanto da parte clínica, quanto dos exames, a recuperação é progressiva. Permanece boa parte do dia fora da cama, alimenta-se bem e não tem queixas. Em virtude da intensidade do quadro inicial da covid-19, no entanto, esperamos que a recuperação física completa ainda demore de quatro a seis semanas — esclarece o pneumologista.
Osvaldo é médico nefrologista há mais de 35 anos, com atuação em diversos hospitais da cidade e da região. Ele e mais três colegas foram os responsáveis pela montagem do serviço de filtragem do sangue, a diálise, no Hospital Pompéia, em 1996. Atualmente, além do Pompéia, von Eye trabalha nos hospitais Geral e Unimed, em Caxias, e São Carlos, de Farroupilha.
O seu primeiro contato com uma instituição hospitalar de Caxias do Sul ocorreu em 1986, quando Osvaldo era residente do Hospital da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Porto Alegre, e precisou seguir até o Pompéia para captar os rins de um soldado do 3º Grupamento de Artilharia Antiaérea (3ºGAAAé).
Um ano após, o médico voltou a Caxias e recebeu o convite de que a cidade precisava de alguém que trabalhasse com nefrologia. No final de 1987, Osvaldo começou a fazer plantão na UTI e atendimento nefrológico no Pompéia, além de atuar no Hospital Saúde.