Após a definição de um novo calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas do Rio Grande do Sul, por parte do governo do Estado, na semana passada, as instituições de Ensino Superior da Serra gaúcha começaram a se articular para decidir pelo retorno presencial ou pela permanência das aulas de forma virtual e síncrona.
Leia mais
Faculdades retomarão aulas de forma virtual em Caxias
"Pouco prudente", avalia presidente do DCE sobre possível volta às aulas presenciais na UCS
De acordo com a previsão do calendário previsto pelo governo, o Ensino Superior, juntamente com o Ensino Médio e o Ensino Técnico, terão as restrições levantadas a partir do dia 21 de setembro.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) se reuniu na última sexta-feira (4) e decidiu que as atividades presenciais teóricas dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu continuarão sendo realizadas de forma online síncrona até o final do ano. As atividades práticas das disciplinas permanecerão acontecendo conforme as propostas encaminhadas pelas Áreas do Conhecimento, com a validação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Local (COE-E) da UCS.
— O cenário é complexo, pois as aulas estão funcionando bem de forma síncrona e as atividades práticas já estão sendo realizadas de acordo com os decretos e protocolos — afirma o professor Evaldo Kuiava, reitor da UCS.
Conforme explica a pró-reitora acadêmica da instituição, Nilda Stecanela, a experiência com as aulas remotas em tempo real será incorporada a algumas disciplinas mesmo com a volta das aulas presenciais em 2021. As disciplinas da modalidade de Educação a Distância (EaD) incorporarão encontros frequentes com os professores em salas virtuais, e algumas disciplinas da modalidade presencial serão ministradas de forma síncrona, reunindo estudantes dos vários campi da universidade.
— Além disso, a UCS disponibilizará a modalidade Presencial Digital + Lab, que abrange disciplinas com aulas teóricas de forma digital e as aulas desenvolvidas de forma presencial em laboratório — elucida Nilda.
O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) informou que desde o dia 10 de agosto vem retomando de forma gradual e organizada os estágios práticos dos estudantes formandos dos cursos da área de Saúde. A instituição teve o seu Plano de Contingência para a prevenção da covid-19 aprovado pela prefeitura e, com isso, a partir do dia 14 de setembro, retornará com todas as atividades práticas presenciais.
A FSG espera receber cerca de 20% dos alunos, sendo que grande parte das aulas seguem ocorrendo de forma remota. A direção reforça que o principal objetivo é diminuir ao máximo a circulação de pessoas em seus campus e assim está seguindo o Protocolo Sanitário Institucional.
No Grupo Uniftec, os cursos presenciais continuarão ocorrendo na modalidade online, seguindo o modelo síncrono com a plataforma digital que já vem sendo utilizada ao longo do ano. Além disso, obedecendo todas as normas e protocolos de segurança, serão realizadas atividades práticas presenciais, de algumas disciplinas, em alguns cursos. Os estudantes destas disciplinas serão avisados e orientados pelas coordenações do seu curso.
A Anhanguera de Caxias do Sul iniciou nas últimas semanas um trabalho de pesquisa conduzido pelo seu próprio Comitê de Gestão da Crise para estruturar a abertura gradual das unidades. De acordo com a assessoria da instituição, a retomada consciente acontecerá em três etapas, respeitando os estágios da pandemia e os decretos das autoridades locais.
A primeira fase será a retomada parcial com alto nível de restrições e protocolos de segurança. Após, a segunda fase dispõe da retomada moderada das atividades presenciais e manutenção dos protocolos de segurança. Na terceira fase ocorrerá o retorno aos padrões normais, apenas com cuidados preventivos e ajustes de rotinas. Durante o período de execução das etapas, os professores continuam ministrando as aulas de forma remota e disponibilizando o material no ambiente virtual de aprendizagem.
A Anhanguera informou ainda que os estágios dos cursos de saúde retornaram na segunda quinzena de julho com a segurança dos protocolos. As aulas práticas estão em andamento na faculdade, bem como a retomada do funcionamento, em regime reduzido, das clínicas de saúde, conforme liberação municipal. A clínica escola de Psicologia retornou os atendimentos na última semana e a de Fisioterapia reabrirá a partir da próxima segunda-feira (14), em horários restritos. Respeitando as orientações sanitárias, o atendimento administrativo da instituição retornou em 25% da capacidade e atende aos estudantes mediante o agendamento de horário.
A Faculdade Fátima está aguardando o posicionamento do município sobre o retorno das aulas presenciais. Segundo a diretora de Saúde e Educação, Cleciane Doncatto Simsen, a instituição tem observado que municípios de outros Estados, que promoveram o retorno das aulas presenciais, tiveram que suspendê-las novamente, mediante a contaminação em grande escala da covid-19, entre professores e alunos.
A faculdade informa que permanecerá com as atividades de forma remota, como ocorre desde março, sem prejuízos ao desenvolvimento dos currículos. No entanto, com a suspensão das atividades práticas presenciais.
A Faculdade Murialdo (Famur) também comunicou que as aulas de graduação e extensão continuarão no formato online síncrona até o final do período letivo 2020/2. As atividades práticas necessárias para a formação dos acadêmicos, principalmente as que integram o final de curso, deverão ser autorizadas pela direção da Famur.
A instituição está operando presencialmente, em horário especial, tomando as medidas de segurança orientadas pelos órgãos públicos, como aferição da temperatura corporal, disponibilização de álcool gel, demarcações de distanciamento, entre outras medidas.