Ocorre nesta terça-feira (15), em formato virtual, a audiência pública referente ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Caxias do Sul, em Vila Oliva. O evento ocorre a partir das 19h, pela plataforma Zoom, com acesso aberto à comunidade. O evento, organizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), tem como objetivo apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
Os documentos estão disponíveis para consulta no site da prefeitura, por onde também podem ser enviados questionamentos e considerações a respeito do empreendimento. O material da audiência pode ser baixado após o preenchimento de um formulário ou retirado com pen drive na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) ou, ainda, na Subprefeitura de Vila Oliva.
Manifestações durante o encontro poderão ser feitas mediante inscrição prévia, por formulário virtual, que deve ser remetido a partir das 18h de terça-feira, até 15 minutos após o início da audiência. Em acordo com o edital, dúvidas e apontamentos em relação aos impactos ambientais do projeto serão aceitos até o dia 22 de setembro.
De acordo com o coordenador da equipe da Fepam envolvida no licenciamento do aeroporto, Rafael Volquind, esta será a primeira audiência pública realizada de forma virtual pela instituição. Além da equipe técnica, participarão representantes do projeto do aeroporto, assim como da consultoria ambiental que presta serviço ao empreendimento.
Volquind afirma que alguns apontamentos já estão sendo encaminhados, sobretudo com dúvidas quanto aos acessos ao novo aeroporto e também de outras necessidades da área técnica, encaminhadas, segundo ele à equipe do empreendimento.
— Estamos em processo de análise do pedido de licenciamento e a audiência faz parte disso. É importante que a comunidade participe. A partir dos apontamentos, pode ser que a gente solicite complementação ao empreendedor, ou não. Esgotadas as dúvidas, começaremos a trabalhar na licença sem um prazo efetivo previsto — afirma o coordenador.
O documento possibilitará o avanço do projeto, com obras que podem iniciar ainda neste ano, conforme já havia afirmado o secretário municipal do Planejamento, Adivandro Rech.
O Aeroporto Regional da Serra Gaúcha será construído em uma área de 445,53 hectares, com uma pista de 1,9 quilômetro. O pátio, de 25,9 mil metros quadrados, terá capacidade para oito aeronaves simultâneas. O empreendimento também prevê mais de 180 metros de taxiway (terminal) e estacionamento de veículos com 500 vagas.