Aguardada em todos os invernos, a neve deu as caras nesta quinta-feira (20) em cidades da Serra. Em São Francisco de Paula, o fenômeno foi registrado na localidade de Apanhador, no limite com Caxias do Sul, por volta de 16h40min e não chegou a acumular. Pouco antes, foi precedido por chuva congelada.
No Centro de São Chico, a neve apareceu de forma mais intensa por volta de 18h30min e durou cerca de 10 minutos. Houve acúmulo nos carros e nas roupas de moradores, atraídos para a Avenida Júlio de Castilhos para acompanhar o fenômeno. Também houve registro de neve na cidade, mais cedo, e em Gramado, Canela e Cambará do Sul no início da noite.
Até as 20h, Caxias do Sul teve relatos de neve no interior, em Vila Oliva:
Segundo a Somar Meteorologia, a previsão de neve permanece até a manhã de sexta-feira, principalmente em São Francisco, Cambará, São José dos Ausentes e Vacaria. Nas demais regiões, a tendência é de geada, já que a nebulosidade se afasta em direção à Serra Catarinense. As temperaturas mínimas previstas variam entre 0°C e 2°C.
Até as 18h30min, a chuva congelada foi registrada pela Somar nas cidades de São José dos Ausentes, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves. O fenômeno, também conhecido como sleet, acontece quando os flocos de neve descem das nuvens numa região que está fria e caem em um local quente. Com isso, a neve derrete dentro de uma gota, e logo passa por uma espessa área fria do ar. Isso causa um novo resfriamento, resultando em gotas de chuva congelada ou pequenos gelos granulares.