A Universidade de Caxias do Sul (UCS) está selecionando estudantes e profissionais da saúde para atuarem como voluntários na oitava etapa da pesquisa EpicovidRS, que investiga a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul. As inscrições se encerram nesta segunda-feira (31). A nova fase do estudo, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorre de 4 a 7 de setembro em Caxias do Sul.
As vagas são para aplicação de questionário e realização de teste rápido de detecção de infecção. A divulgação da lista de selecionados, que serão treinados e orientados, ocorre nesta terça (1º), no site da UCS. A inscrição é feita por meio de formulário online.
Requisitos
Podem se inscrever alunos de instituições superiores reconhecidas pelo MEC, matriculados em cursos da área da saúde, especialmente os que desenvolvem competências no cuidado de pacientes.
Outros requisitos necessários são ter disponibilidade de atuação nos turnos solicitados, dispor de telefone celular com sistema Android para aplicação das entrevistas e realização das imagens dos testes e não fazer parte do grupo de risco da covid-19. Confira mais informações no edital.
A pesquisa EpicovidRS
O estudo investiga a disseminação do novo coronavírus no Estado. A intenção é avaliar a prevalência de pessoas infectadas, medir a velocidade de expansão do contágio na população e determinar o percentual de infectados sem sintomas no RS. Caxias do Sul é uma das cidades selecionadas para o inquérito populacional, trabalho realizado com o apoio da UCS em questões logísticas e de seleção de candidatos. A Epicovid testa em cada etapa 4,5 mil moradores de nove cidades do Rio Grande do Sul: Canoas, Caxias, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.