Após conseguir manter-se imune ao contágio de covid-19, Pinhal da Serra teve o primeiro caso da doença confirmado no início da noite de sexta-feira (15). O município de cerca de 2 mil habitantes, localizado a cerca de 200 quilômetros de Caxias do Sul, agora isola uma família de quatro pessoas após o resultado positivo de uma mulher na faixa dos 50 anos. O teste confirmou o contágio após suspeitas por conta de sintomas. O marido da paciente apresentou sinais antes, mas os testes rápidos não atestaram a doença. No entanto, o secretário da saúde, Kalil da Costa e Silva, acredita que ele possa ter contraído o vírus antes já que costuma fazer viagens a trabalho.
— A família foi isolada há uns 14 dias porque o homem apresentou sintomas. Fizemos testes rápidos e deu negativo. Decidimos então testar a esposa e aí foi detectado. Como ele teve contato fora do município, entendemos que ele possa já ter passado pelo coronavírus e criado anticorpos. Agora, testaremos toda a família — afirma.
A mulher não apresenta sintomas graves. O casal, que tem dois filhos entre 10 e 14 anos, está isolado em casa. O município fará uma busca a todas as pessoas com quem eles tiveram contato.
— Não podemos criar pânico. Nosso trabalho de prevenção não foi em vão. Demorou para que tivéssemos um caso e isso só vem para nos fortalecer e nos cuidarmos ainda mais. Acreditamos que conseguiremos minimizar os efeitos — diz.
Pinhal da Serra não possui hospital. Para casos mais graves é utilizado o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, distante cerca de 90 km da localidade. Por estar localizada na divisa com o estado de Santa Catarina e vivenciar alta circulação de motoristas em deslocamento entre os dois estados, a prefeitura adotou medidas intensas de distribuição da informação sobre o contágio desde o início da pandemia.
O município começou a isolar a população ainda em março. Desde a implantação de bandeira de classificação pelo modelo de distanciamento do governo do estado, Pinhal da Serra utiliza critérios da cor laranja por entrar no item que não contabiliza óbitos e nem internações.