O Dia Nacional do Voluntariado é lembrado nesta sexta-feira (28) e, para marcar a data, o programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra ouviu Isamar Ordovás Sartori, presidente da Casa Anjos Voluntários de Caxias. A entidade atende a cerca de 200 crianças dentro dos seus núcleos familiares e outras que moram em seis casas-lares coordenadas pela entidade. Ao ser questionada sobre o que é ser um verdadeiro voluntário, disse:
— Normalmente as pessoas acham que o voluntário disponibiliza de tempo de sobra. Eu sempre digo que o voluntário disponibiliza tempo, não é tempo de sobra, é dedicação bastante intensa. É mostrar o lado mais humano e se doar por inteiro em qualquer momento.
Com as atividade práticas suspensas, a equipe da Anjos Voluntários focou em alternativas online para as crianças e na distribuição de alimentos.
— Nesse momento, o voluntariado se voltou mais para a parte de alimentação e apareceu muita gente para ajudar. Logo que começou a pandemia, uma menina da Anjos, a Maria Eduarda, com 14 anos, fez sozinha uma campanha ao redor da sua casa. Ela conseguiu uma doação de 200 kg de alimentos. Aí vimos o quanto as pessoas estavam mais tocadas! Agora há mais tempo de parar e olhar para o lado. Sempre têm pessoas próximas que precisam — diz.
Compromisso – Segundo a presidente, o ato voluntário exige disciplina. O interessado pode oferecer seus serviços e montar um calendário de dias disponíveis para facilitar o cumprimento da agenda.
— Não pode ser assim: olha, hoje vou querer porque não estou muito bem e então vou ver uma criança para levantar o astral. Voluntário é se programar com organização. É como se fosse um funcionário normal. O voluntário tem que ter em mente a responsabilidade, não dá pra marcar o médico no dia do voluntariado — diz. E a ajuda não precisa ser apenas financeira, como lembra Isamar:
— Há várias formas, mas todas com responsabilidade.
A Anjos Voluntários foi fundada em 2003 e atende crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos, em uma área que compreende 18 bairros da zona oeste de Caxias. Saiba mais detalhes sobre como se tornar um voluntário pelo telefone (54) 3027-7720.