Os cerca de 3 mil moradores do município de São Jorge, na Serra, terão o final de semana de lockdown. Um decreto estipulando a proibição de abertura de estabelecimentos e circulação de pessoas será publicado na tarde desta sexta-feira (14) pelo prefeito Jorge Pivotto (PT). As regras valerão a partir das 21h desta sexta-feira até às 6h de segunda-feira (17).
— A ideia é conscientizar! O decreto será para este final de semana especificamente. Há muitos jovens que vem pra cidade, têm muitas festas. Isso nos causa muito constrangimento — diz.
Com a decisão, ficará proibida a abertura de estabelecimentos sob multa de R$ 1 mil. A única exceção será para farmácias e operadoras de distribuição de gás. Os postos de combustíveis poderão funcionar apenas no próximo sábado (15) tendo que fechar no domingo (16).
Conforme o prefeito, a cidade chegou a 116 casos confirmados de coronavírus e tem quatro pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) divididos entre os hospitais Pompéia de Caxias do Sul, Tacchini de Bento Gonçalves e Nossa Senhora da Oliveira em Vacaria. O município não tem hospital e utiliza a estrutura de Nova Prata como referência, que fica distante cerca de 48 km.
O que chama a atenção, segundo o prefeito, é que o número de casos aumentou nos últimos 20 dias.
— Estamos testando quem vai ao posto de saúde e começou a dar positivo na maioria das pessoas. Eu diria que é um surto acentuado. Mas o número tem avançado muito porque temos feito os testes — afirma.
São Jorge já foi motivo de preocupação no início da pandemia. Em abril, um grupo de pessoas que participou de uma viagem em um navio cruzeiro retornou ao município e apresentou sintomas gripais dias depois.