A volta às aulas se aproxima para início do segundo semestre letivo no ensino superior, mas a maioria dos alunos e professores ficará em casa. As principais faculdades de Caxias do Sul já estão programadas para utilizar o ambiente virtual da melhor forma possível. A prefeitura havia publicado um decreto diferenciado ao do governo do estado na sexta-feira (31), mas o documento foi derrubado pela Justiça. Desta forma, Caxias segue as regras de bandeira vermelha a partir desta segunda-feira (3), o que proíbe aulas presenciais. A prefeitura recebe Planos de Contingência das faculdades que são avaliados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do município, mas as liberações para as atividades ocorrerão apenas fora da bandeira vermelha.
— É vedada a volta sem a aprovação do plano de contingência e também fora das bandeiras laranja e amarela — afirma o secretário de Urbanismo, João Uez.
Na Universidade de Caxias do Sul, as aulas começam no próximo dia 10. A informação da UCS é de que os encontros serão virtuais, mas que aulas práticas poderiam ser retomadas. No entanto, a instituição dependerá da regra vigente no município. O retorno para atividades presenciais, segundo a UCS, será gradual conforme liberações de protocolos governamentais. Em 29 de julho, o reitor Evaldo Kuiava, afirmou à reportagem que no caso de aula presencial, o aluno terá a temperatura medida na entrada dos blocos acadêmicos e, se apresentar sintomas, será encaminhado para atendimento médico e posterior testagem para covid-19.
No Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), a retomada está marcada para o próximo dia 17 por meio de ambiente virtual de aprendizagem para todos os cursos. A instituição reforça que segue atenta aos protocolos e decretos divulgados pelo governo com relação ao retorno presencial e já trabalha no planejamento para a execução das aulas práticas no campus, mas ocorrerá apenas com as devidas liberações.
Na Faculdade Fátima, as aulas já retornaram na semana passada totalmente à distância. Para este mês, a tendência é que siga o mesmo formato. Estágios em final de curso são exceção e estão autorizados a cumprirem encontros presenciais, conforme as normas de segurança sanitárias vigentes.
Na Faculdade Murialdo, o primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária ainda está em andamento. Aulas práticas são realizadas cumprindo os protocolos de segurança com turmas reduzidas e aulas alternadas. O curso inicia o segundo semestre em setembro, mas o formato será definido conforme regulamentações. O recesso do primeiro semestre será de 24 a 31 de agosto. Os outros cursos da Faculdade Murialdo iniciam as aulas nesta segunda-feira (3) em ambiente virtual.
Na Anhanguera, as aulas iniciam online em 24 de agosto. Conforme a instituição, aulas presenciais não foram retomadas com exceção apenas para os estágios externos dos cursos de enfermagem e farmácia, que estão em andamento desde a segunda semana de julho. A faculdade pretende retomar as aulas em fases que são divididas entre parcial e moderada até o retorno dos padrões normalizados.
O grupo Uniftec informa que as aulas ocorrerão de forma virtual a partir desta segunda-feira. Conforme o grupo, a retomada seguiria uma estratégia de retorno gradativo das atividades práticas de laboratório, seguidas das aulas, mas obedecendo a um calendário de retomada em até quatro etapas em consonância com o modelo de distanciamento do estado.
A prefeitura de Caxias aguarda para esta segunda-feira a decisão definitiva do governo do estado sobre continuidade da bandeira vermelha, que passará a valer na terça-feira (4).