O tempo bom do último final de semana fez com que muitas pessoas fossem ao complexo de Caravaggio, em Farroupilha, apesar das orientações de distanciamento. Além disso, de acordo com o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Lucio Alencastro, foram guinchados diversos veículos por conta do som alto no local, uma das maiores reclamações dos moradores. Para evitar as aglomerações no espaço nesse final de semana, o tenente afirma que serão intensificadas as rondas:
— Não vamos fazer operações específicas, mas aumentar a ronda. Estamos identificando que muitas dessas pessoas que estão frequentando Caravaggio estão vindo de Caxias do Sul para fazer um passeio.
Alencastro comenta que uma das maiores dificuldades da Brigada Militar está sendo manter as pessoas em casa.
— Hoje estamos com muita dificuldade de manter as pessoas, cada dia que passa, trancadas em suas residências. Cabe a nós orientarmos, já que não temos o poder de autuação, para que não haja muita aglomeração — afirma.
Além da BM, o setor de Fiscalização Covid da prefeitura de Farroupilha trabalha com as orientações à população.
— Os nossos fiscais têm o poder de autuar, mas é um poder administrativo. Eles não têm condições de dispersar aglomerações. É uma fiscalização de orientação do uso de máscaras e cumprimento do distanciamento social — afirma a Secretária de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha, Elda Brutomesso.
Segundo o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, as medidas para evitar os acúmulos de pessoas estão sendo tomadas. As cancelas do estacionamento e os banheiros estão fechados, por exemplo. O Santuário só abre durante a semana.
— São famílias que estão vindo e não sabemos muito como apelar, a não ser pela consciência das pessoas — lamenta.
Fronza destaca que o objetivo não é impedir que as pessoas frequentem o local, mas que façam isso com responsabilidade:
— Não podemos impedir as pessoas de estarem aqui, mas apelamos que o momento é de cuidados com a saúde, por isso, com dor, temos o Santuário fechado durante este tempo todo.
Leia também
"O voluntariado abriu meu olhar pra vida", diz moradora de Caxias que completou uma década na atividade
Rua Os 18 do Forte volta a ter vagas de estacionamento no centro de Caxias
Prefeitura confirma segunda morte por coronavírus em Vila Flores