Um acidente na segunda-feira (24) envolvendo um trator resultou na morte de Décio Araldi, 43 anos, na localidade de Castro Alves, interior de Nova Roma do Sul. Segundo a Polícia Civil, Araldi conduzia um trator em uma área de desnível e de difícil acesso na propriedade rural da família. Ele estava puxando parte de uma árvore com uma corda amarrada ao trator quando o veículo caiu. O agricultor morreu no local.
— Percebemos que ele demorou para voltar e fomos até lá. Então nos deparamos com isto. Ele era um trabalhador e vivia para a família — diz o cunhado, Vanderlei Gaio, que, com a irmã de Araldi, chegaram ao local do acidente e acionaram o socorro.
A prefeitura de Nova Roma do Sul enviou guinchos para a retirada do trator. A perícia constatou a morte de Araldi no local por volta das 19h30min. Ele morava com a família na propriedade e era habituado a conduzir o veículo em meio às plantações de pêssego que cultivava, além da criação de perus. De acordo com Gaio, ele utilizava tratores desde criança. Araldi deixa a esposa e uma filha adolescente. O corpo é velado na Capela Nossa Senhora do Carmo da comunidade.
Acidentes com máquinas agrícolas aumentaram neste ano em relação ao ano passado na Serra. Há uma semana, o agricultor Luiz Alberto Suzin, 64 anos, morreu também em acidente com trator em Fazenda Souza, em Caxias do Sul. Já são oito mortes do tipo neste ano contra dois em todo ano de 2019. Os motivos ainda não são claros já que, segundo órgãos do meio agrícola, o uso do trator é seguro porque envolve treino na entrega do maquinário. No entanto, ainda assim, é comum relatos de uso incorreto ou de frota antiga.
No caso de Araldi, o desnível do terreno pode ter provocado o acidente, segundo a polícia.
— Na ocorrência consta como uma fatalidade, um acidente mesmo — afirma o inspetor de Polícia Civil em Nova Roma, Éder Machado.