Há quem espere o ano inteiro pelos festejos farroupilhas e pelas comemorações alusivas à pátria. Em virtude da pandemia, neste ano, a espera terá de ser prolongada. A boa notícia é que, em Caxias do Sul, a saudade deve ser amenizada com uma programação virtual, que será divulgada na íntegra pela prefeitura na próxima semana. O que se sabe por enquanto é que as atividades do tradicional Acampamento Farroupilha, nos Pavilhões da Festa da Uva, e dos Desfiles da Independência e Farroupilha foram canceladas.
O coordenador da 25ª Região Tradicionalista de Caxias, Rodrigo Ramos, adianta que tem um encontro marcado com a Secretaria da Cultura nesta sexta-feira (14) para alinhar os últimos detalhes da programação virtual:
— As comemorações vão se iniciar com o acendimento da chama crioula, no dia 7 de setembro. Vamos ter também o festival virtual de danças tradicionais e de salão, poesia e declamação e extinção da chama crioula no dia 20. Estaremos atentos à bandeira (do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado) e, se possível, planejamos uma cavalgada com número restrito de cavalarianos, somente para conduzir a chama.
Para Ramos, o acendimento da chama crioula marca o momento mais importante dos festejos, uma vez que é o ponto de partida para o restante da programação. O tradicionalista afirma que o acendimento e a extinção da chama devem ser transmitidos ao vivo pela internet. Ele também antecipa que a 25ª RT está em contato com outras entidades para a criação de um torneio de tiro de laço virtual.
Essa não é a primeira vez que os movimentos gaúchos precisaram se reinventar em Caxias do Sul: em 2019, a ausência de verba pública fez com que os festejos do acampamento e do desfile fossem realizados com dinheiro arrecadado por entidades e patrocínios. A adaptação é reflexo da força do movimento, que gera, por meio do acampamento, uma das maiores aglomerações da cidade. Conforme levantamento da 25ª Região Tradicionalista, em torno de 300 mil pessoas passaram pelo Pavilhões da Festa da Uva durante as comemorações farroupilhas de 2018.