A Prefeitura de Caxias do Sul publicou um novo decreto (21.054) na tarde desta quinta-feira (9) que restabelece o funcionamento de supermercados e lojas aos domingos e proíbe a utilização de parques, até mesmo para caminhadas. As medidas são para evitar aglomerações em função da pandemia causada pelo novo coronavírus.
O município reavaliou com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) a determinação feita no decreto anterior de fechamento aos domingos, já que a partir da adoção da medida foram registradas aglomerações nos dois últimos sábados.
A partir de agora podem operar aos domingos comércio atacadista, varejista de alimentos, como hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, padarias e comércio de rua. O horário de atendimento será das 7h às 21h. Uma das exigências imposta é o acesso individual no ambiente, ou seja, é proibindo acesso de familiares e acompanhantes, a não ser em casos imprescindíveis. Esta restrição vale também para todos os dias da semana.
– O importante, neste momento, é que a população faça a sua parte – disse Eduardo Luis Slomp, presidente do Sindigêneros, por meio de nota.
Os shoppings permanecem fechados no domingo (lojas fechadas, praças de alimentação tele-entrega e pegue e leve). Apenas restaurantes que estejam fora do estabelecimento podem operar.
Uma novidade do decreto é a proibição da utilização dos parques e praças que não tem cercamento, nos finais de semana, mesmo para caminhadas, principalmente, a Lagoa do Rizzo, no bairro Desvio Rizzo, e o Parque Getúlio Vargas, o Parque dos Macaquinhos, no Centro. A Guarda Municipal diz que vai intensificar a fiscalização nestes locais. Jardim Botânico, Ecoparque e Parque Cinquentenário estão fechados desde março.
– O ideal seria colocar gradeamento em todos eles ou fita de isolamento que as pessoas deparassem com uma barreira física e percebessem que não é permitido usar. Muitas pessoas, ao serem abordadas, dizem que não sabia. Certamente terão que ser intensificadas rondas nesses locais para orientação da população – disse o diretor da Guarda, Jeferson Ricardo Vargas.
De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos comerciais serão responsabilizados caso não contenham o distanciamento de clientes em caso de formação de filas. A fiscalização nestes locais é feita tanto pela Vigilância em Saúde quanto pelo Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo.