A Rua João Peruzzatto, no bairro Charqueadas, em Caxias, está com o trânsito totalmente interrompido após parte do asfalto ceder com a chuva da madrugada da última quarta-feira (1). O bloqueio ocorre na junção com a Rua João Maraschin e é necessário para as obras de conserto, que já tiveram início.
O desmoronamento ocorreu no acostamento, junto ao meio-fio e a um terreno baldio. A movimentação do solo também fez com que uma árvore de grande porte pendesse sobre um imóvel vizinho. Por conta do risco de queda, o fresador Carlos Marcon, 46 anos, a esposa, Neli, 49, e a filha de 12 anos tiveram que sair de casa na tarde de quarta-feira. A árvore, contudo, foi removida ao longo da quinta-feira (2) e a família já retornou ao imóvel.
— Agora só o asfalto está a perigo — relata Marcon.
De acordo com o subprefeito do bairro Desvio Rizzo, Clodoreu Rizzotto, as obras começaram na sexta-feira (3) com escavações no ponto onde houve o dano. Como o buraco foi ampliado, é necessário o bloqueio total da via.
— Só não estou trabalhando lá hoje porque tem previsão de temporal amanhã — justifica.
Segundo Rizzotto, o desmoronamento foi causado possivelmente pelo rompimento de uma tubulação que passa pelo ponto. Como ela é profunda, a equipe não conseguiu acessá-la no fim da semana. O escoamento da água também foi desviado para evitar que o problema se agrave até a finalização do trabalho.