O galpão de uma propriedade de Morro do Chapéu, no interior de São Francisco de Paula, foi destruído por um incêndio em meio aos temporais que atingiram a região nesta terça-feira (30). O Corpo de Bombeiros Municipal de São Francisco de Paula foi acionado por volta do meio-dia. A operação também contou com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, que tem sede em Canela.
Conforme relato do proprietário aos bombeiros, o fogo teria se iniciado no disjuntor e no quadro de entrada de energia após um raio. O fogo atingiu o galpão de madeira coberto com zinco, com aproximadamente 400 metros quadrados, onde funcionava uma leitaria. Ainda segundo os bombeiros, uma casa anexa ao galpão também foi completamente consumida pelo fogo.
A propriedade onde o incêndio foi registrado fica a 91 quilômetros de distância da sede dos bombeiros de São Francisco de Paula, em um trecho entre o presídio do Apanhador e o município de Lajeado Grande. Conforme relato do comando, quando as equipes chegaram no local, o fogo já havia consumido praticamente todo galpão. O combate iniciado pelos bombeiros e a chuva colaboraram para que o fogo não atingisse um segundo galpão, que ficava próximo ao atingido.
Quedas de árvores atrapalham trânsito nas rodovias
Ao retornarem da ocorrência os próprios bombeiros de São Francisco de Paula foram surpreendidos por uma queda de árvore que obstruía uma das pistas da RS-453, a Rota do Sol.
De acordo com a corporação, ao longo da madrugada desta quarta-feira (1º), até as 6h, pelo menos 12 quedas de árvores foram atendidas, tanto na RS-235 (entre São Chico e Canela), quanto na RS-020, que liga o município a Taquara.
Uma das quedas chegou a causar um acidente de trânsito, por volta das 23h de terça-feira. O condutor da Saveiro, que colidiu contra a árvore caída na RS-235, não sofreu ferimentos graves, sendo atendido por equipe da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).