A Rua Dr. Montaury, em Caxias, tem bloqueio total nesta segunda-feira (20) para a realização de duas obras. Uma delas é o conserto de uma adutora que rompeu no cruzamento com a Rua Antônio Prado, junto ao Parque dos Macaquinhos. O trabalho emergencial começou ainda no domingo, mas a previsão é de que a conclusão ocorra ao longo da tarde. Por conta disso, bairros da zona sul da cidade podem ter intermitências no abastecimento. Assim que o conserto da tubulação for concluído, porém, o trânsito vai seguir bloqueado para a realização de podas nos plátanos que ficam na via. O trabalho já estava agendado e é necessário devido à presença de erva-de-passarinho nas plantas.
Leia mais
Galhos de plátanos do Parque dos Macaquinhos, em Caxias, serão cortados devido à erva-de-passarinho
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Nério Susin, a presença dos parasitas já foi constatada há bastante tempo por técnicos da pasta. No entanto, no início do ano se optou por realizar a poda no inverno devido à queda das folhas, o que facilita a inspeção das plantas.
— Esse procedimento deveria ter sido feito há bastante tempo, mas como há situação crítica e há risco de queda de galhos, resolvemos fazer agora. Como são árvores de grande porte, os galhos ficam projetados para o centro da rua, então é preciso um cesto para retirar os galhos em pedaços — explica.
Conforme o secretário, não foi constatada a necessidade de remoção de nenhum plátano. Contudo, as árvores devem sofrer uma poda radical, uma vez que a única forma de remover o parasita é cortando o galho.
Ao se instalar nas plantas, a erva-de-passarinho suga a seiva e causa uma espécie de sufocamento, impedindo o desenvolvimento da planta. O parasita é considerado comum em árvores urbanas. A expectativa é de que a poda das árvores dure, no mínimo, uma semana.