As baixas temperaturas sempre foram um dos principais atrativos para quem visita a Serra, tornando o inverno período de alta temporada para o setor turístico de cidades da região. O frio abaixo de zero registrado nesta sexta-feira (3), porém, não será decisivo, como antes da pandemia, para lotar os hotéis e restaurantes durante o próximo final de semana.
De acordo com o Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), a expectativa é de que a ocupação hoteleira não supere 40% do total permitido pelos decretos estaduais e municipais. Segundo a entidade, períodos de baixa temporada, como fevereiro e março, atingiam também 40%, porém sobre a ocupação máxima disponível nos estabelecimentos.
— Do ponto de vista de oportunidade para o turista, a condição é excelente. Além do frio, os restaurantes, parques e museus estão abertos e com preços de baixa temporada. Mesmo assim, a covid-19 tem deixado o pessoal receoso de viajar, por isso acredito que teremos um público menor que o normal e mais local — afirma o presidente do SinTur, Mauro Salles.
Segundo o presidente da entidade, que abrange os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, em invernos anteriores à pandemia, o percentual de ocupação na rede hoteleira costumava ultrapassar 70%, elevando a média mensal para 55% ao longo de todo ano.
A estimativa para este final de semana fica abaixo dessa média, e ainda é relativa ao total de ocupação permitida sob bandeira laranja nos hotéis, que é de 70% em Gramado, e reduzida a 50% por determinação municipal nas outras três cidades.
Leia também
UCS Orquestra encerra atividades em 2020