Nem mesmo a rotina cansativa de viver internada entre a ala pediátrica e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais de Caxias do Sul é capaz de tirar o sorriso do rosto de Melissa Hoffman. A menina que completa sete anos nesta quarta-feira (22) convive desde pequena com uma doença rara que a impede de comer, devido à incapacidade do intestino para fazer a digestão dos alimentos. Mel depende de alimentação parenteral, via endovenosa, diretamente na veia.
A família da pequena precisa de ajuda para custear gastos e manter a qualidade de vida de Melissa. A mãe dela, Patrícia Ribeiro 34, precisou deixar o trabalho de confeiteira em 2017 para acompanhar o tratamento e as constantes internações da filha que desde os três anos passa longo períodos em hospitais:
— Em 2019, a saúde de Mel piorou ainda mais e a doença tem evoluído. Desta vez, ela ficou internada no Hospital da Unimed depois de passar por uma cirurgia para tentar a introdução de uma sonda. Ela passou 14 dias na UTI, mas o procedimento não teve o resultado esperado.
A história de superação de Melissa está disponível na página Diário da Pequena Bailarina Mel. Essa paixão por bailarinas, inclusive, motivou o pediatra da menina Armando Corvo, a convidar a artista Marina Sachet para protagonizar uma surpresa para ela em um das internações no ano passado. Esses momentos alegram Melissa e emocionam a mãe. Recentemente, em um vídeo ao lado do cirurgião pediátrico Carlos Gandara e da fisioterapeuta Sabrina Piccoli, Mel esqueceu por alguns momentos as fortes dores que tem sentido.
— As dores se intensificaram no último ano e abatem minha pequena, mas não abalam a garra que a Melissa tem e ela volta a sorrir e encarar a vida com esperança. Minha filha é forte e mesmo com dor ela está com esse sorriso que dá força para muitas pessoas para que valorizem a vida.
Em casa, Mel tem uma rotina restrita.
— Ela fica na nutrição parenteral e no soro 24 horas por dia. Ela já não brinca como uma criança da idade dela. Ela gostaria, mas não pode, e mesmo assim ela encontra um jeito de aproveitar cada momento... agora ela tem se divertindo com vídeos — emociona-se a mãe.
SAIBA COMO AJUDAR
Doações podem ser feitas pela vaquinha online ou pela conta da Melissa, na Caixa Econômica Federal:
Agência: 3061
Operação: 013
Conta: 30212.3
Titular: Melissa Hoffmann
CPF: 056.474.490-50