Nesta quinta-feira (9), o governador Eduardo Leite anunciou o lançamento de uma plataforma digital que deve ajudar estudantes do ensino médio da rede estadual a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o chamado Resolve Sim, que deve ser disponibilizado aos alunos a partir do dia 24 de julho. Segundo Leite, a ferramenta vai oferecer conteúdos, exercícios e simulados, sem custo para os estudantes e para o Estado.
Leia mais
Aulas presenciais só devem retornar em agosto no Estado
Sem aulas, alunos de Caxias se sentem despreparados para encarar vestibular e Enem
São 48 aulas completas; metade delas já prometida para acesso imediato a partir do lançamento do site. Vinculado ao Google Classroom (sala de aula remota que está sendo usada pelas escolas estaduais), o Resolve Sim foi criado pela Universidade Estácio e pela empresa Eleva Educação. Além de complementar estudos na preparação ao Enem, a plataforma é uma tentativa de dar continuidade à aprendizagem dos alunos que estão sem aulas presenciais desde março. Só no Rio Grande do Sul, são 235 mil jovens cursando o ensino médio na rede estadual. Destes, 66 mil estão no terceiro ano.
No Resolve Sim, os conteúdos estarão dispostos em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza. Haverá também um espaço no site para provas simuladas, intitulado Simuladão. Entre os recursos fornecidos, e-books, vídeos, jogos, planos de estudos e tarefas com acompanhamento de professores e tutores. Para acessar, é necessário logar no Google Classroom.
Enem adiado para janeiro de 2021
Nessa semana, o Ministério da Educação divulgou as novas datas para realização do exame. Enquanto a versão tradicional deve ocorrer em 17 e 24 de janeiro do ano que vem, o Enem Digital está programado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Apesar da enquete com estudantes de todo o país revelar que a maioria dos alunos preferia prestar as provas em maio, o MEC afirmou que foi preciso combinar as datas do Enem com as dos vestibulares.