A morte de 34,9 mil frangos que eram armazenados em dois aviários no interior de Nova Prata, na Serra, é tratada como recorde pela prefeitura. O fato representa o maior número de aves já mortas ao mesmo tempo no município. A chuva, que atingiu 160mm entre a noite de sábado (11) e a madrugada de domingo (12), fez com que um córrego transbordasse atingindo dois aviários da localidade de Capela Santa Terezinha, a cerca de 5 km do centro do município.
A partir desta segunda-feira (13), a família proprietária organiza um mutirão com o objetivo de limpar os locais. Para isto, será necessário retirar 70 mil quilos em aves que precisam ser descartados conforme regras ambientais. O mutirão deverá ocorrer na terça-feira (14). Segundo a prefeitura, maquinários serão deslocados para realizar abertura de valas na localidade.
Leia mais
Homem morre soterrado em Nova Prata
Os aviários são de propriedade de Rogério Dall Agnol, conforme a Defesa Civil. A coordenadora do órgão no município, Patrícia Donadello Lovison, afirma que será feito um laudo com a descrição das perdas. O documento será necessário para que o proprietário possa acionar o seguro, já contratado anteriormente, mas que cobre apenas danos de infraestrutura. O valor estimado do prejuízo em relação aos animais não foi informado.
A chuva também provocou estragos em acessos do interior nas comunidades de Santo Isidoro, Santa Terezinha, Gramado e Gramadinho. No bairro Sagrada Família, bueiros estouraram. Conforme a Defesa Civil, oito famílias foram acolhidas em casas de familiares após as casas serem alagadas.
De acordo com registros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Prata, o acumulado de chuva entre os dias 7 e 12 de julho chega a 310mm, sendo que 140mm são de registros entre os dias 11 e 12.