A chegada de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, provoca chuva em todo o território gaúcho desde a madrugada desta sexta-feira (5.). Ao longo do dia, de acordo com a Somar Meteorologia, além de pancadas intensas, todas as regiões do Estado também devem registrar descargas elétricas e rajadas de vento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o Rio Grande do Sul - que pode ocorrer a qualquer hora do dia, com presença de raios, vento de até 100 km/h e risco de queda de granizo.
Na Serra Gaúcha, a sexta-feira terá tempo fechado, com pancadas de chuva de intensidade entre moderada e forte, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. As temperaturas mínimas tendem a subir em relação às registradas nos últimos dias.
Em Cambará do Sul, os termômetros registram 10°C. São José dos Ausentes, 11,3°C. Em Nova Pádua, a temperatura varia de 12°C a 18°C. Em Vacaria a mínima é 12,4°C. Em Caxias do Sul, e Canela o amanhecer também foi chuvoso e a mínima é de 13°C. Em Bento Gonçalves, os termômetros marcam 14°C. As máximas não devem passar dos 18°C.
A instabilidade persiste no sábado (6). Entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, ainda há condições para chuva forte e descargas elétricas na Região Metropolitana, no Litoral, na Serra e no sul do Estado. Após esse período, o céu segue fechado nessas áreas, mas as precipitações perdem força no decorrer do dia. Nas demais regiões, também chove, mas de forma fraca e isolada, intercalada com períodos de nebulosidade. Em São José dos Ausentes, é esperada a mínima deste sábado (6): 13°C.
Leia também
Dois são mortos em troca de tiros com a Brigada Militar em Caxias do Sul
Conheça o plano de recuperação emergencial para o setor gastronômico da Serra
Dois são mortos em troca de tiros com a Brigada Militar em Caxias do Sul