Uma das propostas levantadas pelo Conselho Municipal do Turismo (Comtur) para a escolha das soberanas da Festa da Uva de Caxias do Sul causou desconforto ao secretário municipal do Turismo, Enio Martins. Ele, que também é integrante do Comtur, é contrário à realização do concurso de maneira online. Martins se posicionou nesta terça-feira (23) após o presidente do Comtur, Jackson Papi, confirmar que a ideia foi levantada durante uma reunião na semana passada.
Para o secretário, o concurso pela internet traria prejuízos pela falta de contato das candidatas com os entrevistadores, com o público e com a passarela. Martins, que já foi jurado de outras festas no Estado e tem uma forte ligação com o evento caxiense, considera que essa proximidade é também uma marca que pode ser comprometida se a escolha for online.
— Seria o pior formato, inclusive para as candidatas. A festa não merece isso. A nossa festa é um referencial a nível nacional - opina.
Leia mais
Conselho Municipal do Turismo sugere evento online para escolha de soberanas da Festa da Uva
Realização da Festa da Uva em fevereiro de 2021 será discutida em reunião no próximo dia 24
O secretário diz que outras opções podem ser viabilizadas, como restrição da quantidade de pessoas dentro do pavilhão e regras para o distanciamento entre elas. Martins projeta que, a partir de meados de setembro, a situação pode ser mais confortável em relação à pandemia, o que permitiria o evento presencial:
— Não consigo imaginar a gente fazer uma escolha de forma online. Consigo imaginar a gente adiar até a gente ter uma condições de realizar o concurso como deve ser. Por mais que a gente entenda que a tecnologia está sendo usada, essas meninas vêm cheias de sonhos, elas vêm com aquela imagem de pisar na passarela e abanar às suas entidades, aos seus amigos e familiares.
A Secretaria não tem uma posição definida sobre a data de realização do evento. Entidades que integram o Comtur defendem que a festa seja mantida para fevereiro de 2021, como estava previsto antes da pandemia. Martins diz que a decisão é da Comissão Comunitária e que a pasta estará pronta para atuar conjuntamente seja qual for a definição.
Em 2018, última edição da escolha das soberanas, cerca de 5 mil pessoas assistiram o desfile das candidatas. Para a próxima edição, são 13 candidatas.
Na tarde de quarta-feira (24), ocorre uma reunião da presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon, com o Conselho Consultivo em que será definida a data do evento. Sandra se manifestará sobre o assunto só após este encontro.